MUSEU EM MOVIMENTO: OFICINAS

O UNIVERSO DOS FÓSSEIS, ROCHAS E MINERAIS
Faixa-etária: de 0 a 5 anos de idade

São atividades relacionadas à paleontologia e à geologia que estimulam o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. A informação é apresentada de forma simples e concreta, a partir de diferentes materiais para contato visual e tátil. As atividades consistem em apresentação de histórias infantis na área das geociências, oficinas interativas sobre cores, formas dos minerais, músicas, pinturas, uso de fantasias, contato com brinquedos e manipulação de fósseis reais.

GEOLOGIA NO COTIDIANO
Faixa-etária: de 6 anos em diante

Qual a importância da geologia na sua vida? Do uso da pedra lascada à exploração petrolífera, a geologia (ou o estudo da Terra) tem sido crucial para o desenvolvimento da sociedade como a conhecemos. A atividade oferecida nesta exposição consiste em uma caixa interativa através da qual o público pode investigar e relacionar amostras de rochas e minerais com objetos e produtos comuns do cotidiano das pessoas.

ESCALA GEOL�GICA EM TIRA DE PAPEL
Faixa-et�ria: de 6 anos em diante

Nosso planeta tem cerca de 4,6 mil milh�es de anos. Para n�s, seres humanos, esse tempo � quase inimagin�vel. Com papel, l�pis e r�gua desenvolvemos uma oficina que permite ao p�blico criar sua pr�pria escala geol�gica. Com a escala em m�os e com a manipula��o de f�sseis de diversas idades, cada pessoa pode observar as transforma��es ocorridas desde a origem do planeta at� os dias atuais, permitindo uma reflex�o sobre o papel de cada um na hist�ria da Terra.

IMPACTOS DA GEOLOGIA NA SA�DE
Faixa-et�ria: de 12 anos em diante

Nessa oficina s�o disponibilizadas diversas amostras do acervo de rochas e minerais para que o p�blico possa identificar e caracterizar fontes naturais e antropog�nicas de materiais ben�ficos e nocivos � sa�de p�blica e ao meio ambiente. A partir desse entendimento, a proposta � abrir uma discuss�o sobre o que pode ser feito para minimizar ou evitar tais exposi��es.




VOLTAR | HOME